Expande Franquias e Varejo

Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

Expande Franquias e Varejo - Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

4 OBRIGAÇÕES DO FRANQUEADO

Nem só de receber conhecimento e suporte da franqueadora se vive uma franquia. Neste artigo citamos 4 das mais comuns obrigações, que franqueados fora do perfil não gostam de seguir e acabam prejudicando seu relacionamento com a franqueadora.

Alguns franqueados, imaginam que assinar um contrato de franquia lhe trará um modelo pronto a seguir com liberdade para trabalhar e tocar seu negócio acionando a franqueadora apenas quando precisar. Tornar-se franqueado de qualquer rede trás além de toda segurança e estrutura uma série de responsabilidades. O franqueado tem algumas obrigações a serem cumpridas para evitar infringir o contrato de franquia e manter um relacionamento saudável com a franqueadora. Neste artigo apresentamos algumas obrigações fundamentais na maioria das redes que você poderá conhecer e analisar se está de acordo antes mesmo de investir em uma franquia.

1.      Estar em conformidade com o modelo de negócio

Quando conhecemos uma franquia e recebemos a circular de oferta de franquias (COF – documento Os acordos de franquia contêm uma lista rigorosa das obrigações que os franqueados devem seguir a fim de manter e continuar o modelo de negócio comprovado que o franqueador tem desenvolvido cuidadosamente. Esta obrigação exige que o franqueado siga e cumpra as normas e procedimentos descritos para ele, seja ele passado por contrato de franquia, manual de operações ou qualquer outra circular/informativo.

2.      Contribuir com o fundo de marketing.

As redes possuem um fundo de marketing como um meio pelo qual os recursos de todos os franqueados são reunidos para criar uma estratégia de marketing. Um fundo de marketing bem gerido tem que ser bom para ambas as partes, tanto a marca quanto o negócio do franqueado, criando uma base forte de publicidade para promover a marca com aumento de vendas em cada loja franqueada,  por exemplo. No entanto, o franqueado deve estar ciente que mesmo obrigado a pagar este fundo, no começo o resultado das ações utilizando estes fundos podem não surtir muito efeito e que isso não é culpa da franqueadora. A grande vantagem desse fundo é que ele pertence aos franqueados e a franqueadora deve administrá-lo de forma transparente fornecendo informações sobre as movimentações para toda a rede.
É importante entender o papel do fundo de marketing e a necessidade de ser adimplente também com esta obrigação, como também conhecer as responsabilidades do marketing que dizem respeito a franqueadora e a do franqueado. Quer saber mais sobre as obrigações de marketing em uma rede? Clique aqui!

3.      Fornecimento constante de informações do seu negócio.

Para o sucesso e crescimento saudável de uma rede de franquia a franqueadora deve ter o controle de tudo o que acontece em suas unidades buscando sempre o melhoramento da performance da rede, satisfação dos franqueados e do cliente final. Para isso o franqueado deve ter o controle completo do seu negócio fazendo uso dos indicadores, sistemas e/ou planilhas fornecidas pela franqueadora,  e fornecê-las sempre que solicitado pela franqueadora. Existem muitos investidores que ao tornarem-se franqueados esquecem de seus compromissos e recusam-se a colaborar com informações, o que dificulta a elaboração de novas estratégias e principalmente no crescimento da rede. Informação em uma franquia é importantíssimo então analise bem e caso tenha algum problema em compartilhar informações, talvez seu perfil não seja de franqueado e seria melhor seguir em um negócio independente.

4.      Compra e fornecimento de produtos e serviços

A principal função da franquia será a de fornecer produtos e serviços aos clientes. Muitas vezes, você terá de comprar produtos a serem vendidos a partir do franqueador ou de fornecedores homologados. Estes fornecedores homologados existem para manter um padrão na rede, e normalmente a franqueadora já possui negociações para toda a rede, por isso é importante e mandatório a compra dos produtos destes fornecedores.
Em algumas redes também o franqueado pode ser obrigado a manter os níveis de estoque mínimos. Antes de adquirir uma franquia você deve considerar cuidadosamente se tais níveis de estoque mínimos são comercialmente viáveis ​​e principalmente investigar e garantir que os produtos que são obrigados a comprar a partir do franqueador ou fornecedor homologado estão com preços razoáveis, pois uma vez assinado o contrato assume-se que o franqueado esta de acordo com produtos,  fornecedores e modelo de negócio.

DICA DA EXPANDE

Há uma variedade de obrigações que você deve cumprir durante a vigencia do seu contrato de franquia,  abordamos apenas algumas delas. Assim sendo, recomendamos que você avalie toda a documentação enviada pela franqueadora escolhida, para que esteja plenamente informado sobre as suas obrigações como franqueado.
Outra instrução muito importante que nós da Expande Franquias e Varejo sempre damos é que Franquia é Relacionamento, o sucesso do seu negócio dependerá muito da sua relação com a franqueadora e um simples deslize ou não cumprimento de alguma norma pode gerar um desgaste nesta relação e até mesmo prejudicar a renovação do seu contrato.

Paste your AdWords Remarketing code here