Expande Franquias e Varejo

Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

Expande Franquias e Varejo - Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

MARKETING EM FRANQUIAS

OBRIGAÇÃO DA FRANQUEADORA OU DO FRANQUEADO?

Esta é uma pergunta comum de candidatos à franquias, franqueados e até de franqueadoras.

O Marketing em uma rede de franquias envolve muito mais do que simples estratégia de promoção de uma marca e aumento de vendas. Envolve questões culturais, regionais, de atender não só a necessidade de clientes de diversas áreas como também de diferentes necessidades do franqueado e da rede como um todo.

É importante entender também que uma marca grande e já consolidada no mercado tem maior facilidade e mais ferramentas de marketing, já uma rede menor tende a ter mais dificuldades e por isso é importante que a franqueadora crie um modelo padrão e cobre de seus franqueados o segmento deste padrão para ter uma comunicação com o cliente sempre clara, trazendo melhorias através de acompanhamento constante.

OBRIGAÇÕES LEGAIS

As obrigações legais entre franqueadora e franqueado estão especificadas em contrato de franquia.

Para uma relação saudável entre as partes, ambos precisam compreender as suas obrigações para uma rede de sucesso. Mas, muito mais do que o que consta no contrato, precisamos estar atentos aos padrões e modo de trabalho da franqueadora, e principalmente se o interessado na franquia se adéqua a este tipo de modelo e trabalho.

FUNDO DE PROPAGANDA NÃO FAZ MILAGRE

Ainda sobre o contrato de franquia, consta nele um item específico sobre o fundo de propaganda (também chamado de fundo de marketing ) que nada mais é que o recolhimento de uma porcentagem em compras ou vendas dos franqueados em uma conta separada para investimento em sua maioria em divulgação da marca tornando a rede mais sólida.

Este recolhimento, quando falamos de uma rede pequena, ainda no inicio de sua expansão não tem valor significativo para grandes ações, então desta forma, franqueadora e franqueados não podem esperar resultados significativos deste fundo logo de imediato. Dito isto, não nos aprofundaremos neste momento no fundo de marketing, deixando-o para um artigo mais completo no futuro.

GLOBAL E LOCAL

Em franquias, é importante saber diferenciar bem o Global do Local. Usamos este termo para diferenciar as duas principais frentes de trabalho em Marketing em uma franquia.

Entendendo o marketing em franquias global e local, conseguimos diferenciar onde a franqueadora deve colocar seus esforços e como os franqueados devem aplicá-lo em suas regiões e também identificar oportunidades locais e mais específicas que não são identificadas pelo Global. De forma simplificada, enquanto o local visa aplicar modelos e identificar oportunidades específicas de uma região (FRANQUEADO), o Marketing Global tem como tarefa alcançar objetivos comuns de uma rede, para serem difundidos em todas lojas tornando a comunicação uniforme (FRANQUEADORA). Sabendo disto conseguimos distinguir as responsabilidades entre as partes.

OBRIGAÇÕES DA FRANQUEADORA

Quando se trata de fornecer suporte de marketing para os franqueados, há uma vasta gama de serviços que franqueadores utilizam para diferenciar a sua oferta no mercado. O marketing da franqueadora deve padronizar a comunicação e divulgação de marca bem como devem ter uma estratégia de marca forte para começar, um planejamento semestral ou anual para que o franqueado tenha segurança de que o mínimo está sendo feito para manter as lojas saudáveis, movimentadas e a fim de evitar a necessidade de franqueados de criar estratégias pra sua loja a partir do zero.

Com isso, torna-se obrigação da franqueadora fornecer aos seus franqueados programas de marketing eficazes, manuais de padrão para ações de marketing em franquias, um contendo os padrões de comunicação visual e até mesmo das estratégias para captação e retenção de clientes.

Com esse planejamento anual ou semestral a franqueadora divulga promoções e campanhas para toda a rede, juntamente com as regras e ferramentas para que todas as lojas a apliquem corretamente.

Implantadas as ações ou campanhas nas lojas, é obrigação da franqueadora monitorar os resultados para adaptar e fazer melhorias nas próximas ações, visando maior benefício ainda para toda a rede.

Mas aí vem a pergunta: se o franqueado tiver uma necessidade especifica em sua região? Ele está proibido de utilizar-se de outras ferramentas ou estratégias? É aí que entram as obrigações do Franqueado.

OBRIGAÇÕES DO FRANQUEADO

Ao entrar em um modelo de negócio com padronização, o franqueado já deve ter em mente de que algumas ações serão obrigatórias. Existem hoje muitos franqueados que não aceitam algumas estratégias da rede, e se recusam a participar de certas campanhas, isso desgasta seu relacionamento com a franqueadora e pode até mesmo resultar na não renovação do contrato de franquia por falta de comprometimento do franqueado.

Todo programa enviado pela franqueadora deve ser colocado em prática em sua loja, juntamente com o treinamento da equipe e acompanhamento gerencial de resultados durante esta campanha ou ação para dar feedback da efetividade desta para a franqueadora.

Além deste feedback, o franqueado como bom gestor que deve ser, deve monitorar constantemente sua concorrência, seu público-alvo e identificar oportunidades. Identificadas estas oportunidades o franqueado em contato com a franqueadora identifica melhores ferramentas e ações para implantar paralelamente às campanhas e ações já propostas pela rede.

Na maioria das franqueadoras a área de Marketing já tem preparado um banco de estratégias e/ou imagens e ideias de promoção que podem ser adaptados de acordo com a necessidade de franqueados, o que agiliza e facilita pro franqueado no momento que precisa de uma ação diferenciada.  O franqueado então é livre para identificar ações paralelas para aumento nas vendas, mas a franqueadora deve estar de acordo com a implantação destas ações e pode até mesmo fornecer ferramentas prontas para que o franqueado trabalhe.

DICA PARA FRANQUEADORAS: Colete resultados das ações e campanhas que são impostas aos franqueados, utilize estas informações para melhorias no planejamento de marketing. Incentive que seu franqueado esteja presente no negócio e estude o mercado local e utilize de suas informações para ajudá-lo em necessidades específicas. Mostre organização e apresente o planejamento de marketing anual ou semestral para mostrar aos franqueados e candidatos à franquia o empenho da franqueadora em maximizar resultados de toda a rede.DICA PARA FRANQUEADOS: Ajude sua rede a ter ações mais assertivas que geram bons resultados para o negócio, faça a sua parte de bom gestor, estude o mercado que você está inserido, sua vizinhança, as questões culturais da sua cidade/estado e compartilhe com a franqueadora dados para que ela consiga trabalhar mais e melhor por vocês.

DICA PARA O CANDIDATO À FRANQUIA: Dedique seu tempo para certificar-se se a franqueadora oferece um bom programa de marketing. Isso é muito importante, pois seu sustente dependerá do resultado positivo deste programa de marketing. Observe o histórico de campanhas que a rede já realizou e converse com franqueados sobre o resultado destas campanhas para saber da efetividade do planejamento de marketing da rede.

 

Conclui-se então que um marketing bem feito é resultado do trabalho entre franqueados e franqueadora, é obrigação do franqueador para criar e divulgar de forma proativa os programas de marketing eficazes, envolvendo principalmente divulgação institucional e criando ferramentas para que todas as franqueadas possam trabalhar independente de questões regionais e culturais, e é obrigação do franqueado para executar esses programas acompanhar resultados e dar feedback para a franqueadora para ajudar as ações de marketing futuras.

Paste your AdWords Remarketing code here