Uma pesquisa realizada pela ECD FOOD SERVICE encomendada pela Associação Brasileira de Franchising nos trouxe resultados positivos no segmento Alimentação no Franchising, com crescimento esperado para 2015 de 10% no setor e um aumento no ticket médio de 4,9% provando que a alimentação fora do lar continuará sendo um hábito do consumidor brasileiro.
Mesmo em um período de retração econômica o setor de alimentação apontou um crescimento considerável e apresenta tendências positivas para o ano de 2015. Isso se deve ao fato de que marcas do segmento de alimentação estão mais bem preparadas para reagir às mudanças econômicas e do perfil do consumidor, contornando possíveis problemas e mantendo-se prósperas.
O subsegmento de foodservice de comidas variadas, de 2013 para 2014, apresentou uma taxa de crescimento que subiu de 12% para 24%. Redes de alimentação com produtos diferenciados e bom atendimento tendem a conquistar muito mais o cliente, que está cada vez mais exigente com o que come fora de casa, considerando além do bom atendimento, um ambiente agradável e produtos de qualidade.
A Let’s Eat, rede de franquias de hamburgueria e comida mexicana, sempre traz novidades no cardápio e vantagens para o cliente através de promoções, beneficiando também o franqueado, proporcionando a ele um faturamento médio mensal de 160 mil reais, deixando a crise do lado de fora de suas portas.
Esta pesquisa setorial nos mostra também a tendência da busca do cliente por produtos mais saudáveis. A Top Churro, rede de franquias pioneira na venda de churros gourmet em carretinos estilo retrô, tem como principal abordagem e vantagem a venda de churros assado, muito melhores e diferente dos fritos e que são encontrados em outras franquias e até mesmo naqueles antigos carrinhos de rua. Esse apelo mais saudável tem forte poder de influência na decisão de compra do cliente final, mas também é um diferencial para investidores que se apaixonam à primeira vista pelo conceito de marca, resultados e suporte da franqueadora e principalmente pela qualidade dos produtos oferecidos.
O segmento de Alimentação permanece então como o responsável pela maior fatia da composição de faturamento do franchising, mantendo-se próspero e viável para investidores em todo o território nacional.