Expande Franquias e Varejo

Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

Expande Franquias e Varejo - Expansão e Oportunidades em Franquias e Varejo

Grandes tendências do franchising a se observar

Franqueadores compartilham ou terceirizam os recursos operacionais e buscam franqueados que estão preparados para ter várias marcas ou crescer em novas indústrias. Embora algumas destas tendências são mais evidentes do que outras, todas podem ser observadas em uma avaliação criteriosa do mercado de franquias.

Essas tendências são:

  1. Agrupamento de sistema de gestão de recursos
  2. Fortalecimento dos “Multi-franqueados”
  3. Expansão para novas categorias de negócios

A exploração limitada de cada um destes fatores está apresentada abaixo.

Agrupamento de sistema de gestão de recursos

Sistemas que têm estruturas de apoio substancialmente semelhantes podem obter consideráveis economias de custos ao combinar suas operações de apoio à franquia para reduzir os gastos fixos de aluguel, contratos de arrendamento e de pessoal, bem como outras variáveis, tais como a tecnologia da informação.

Embora se possa argumentar que este modelo pode representar uma forma de ‘co-branding’, cabe afirmar que tais acordos possam ser celebrados como uma joint venture.

Neste modelo, cada participante do sistema de franquia pode “comprar” um nível de suporte para proporcionar aos seus franqueados, sem sofrer o esforço financeiro de gerir o seu próprio crescimento incremental e seus custos associados, como por exemplo a expansão da franquia.

Fortalecimento dos “Multi-franqueados”

Juntamente com esta alternativa ao sistema de gestão, também é notada uma mudança na natureza de franqueados. Embora continue havendo um grande número de franqueados do estilo “mamãe e papai” (tradicionais) no mercado, os novos entrantes serão empreendedores mais agressivos e motivados, principalmente no setor de varejo. Muitos deles com experiência empresarial anterior e com vontade de expandir além das suas unidades “singulares” de operações.

Esses franqueados vão expandir para várias unidades de negócios (ex: lojas) depois de um período de qualificação, enquanto muitos franqueadores irão facilitar ativamente o “crescimento interno”, reduzindo taxas ou dando outros incentivos para que o franqueado abra sua segunda loja e subsequentes.

Isto irá promover uma “carreira no franchising” para reter bons franqueados que, caso contrário, estariam entediados depois de um tempo e tentariam deixar o sistema.

Outro método de expansão dos negócios que se torna comum entre os franqueados (tanto operadores de unidade única ou múltipla) é uma tendência de que um franqueado seja dono de mais de lojas de diferentes franqueadoras. Franqueados motivados e com vontade de empreender ainda mais podem estar em um mercado/sistema saturado e, em seu desejo de aproveitar novas oportunidades, assumem uma unidade franqueada não concorrente, ou até mesmo complementar à sua primeira unidade.

Expansão para novas categorias de negócios

A terceirização de serviços tem sido o catalisador para o rápido crescimento do franchising nos últimos 20 anos. Tal “delegação de operações” continua a proporcionar novas oportunidades de franchising, e vai resultar em um desenvolvimento de franquias em categorias que, no passado remoto, não eram consideradas aptas a ser franqueadas.

Geralmente, essas categorias exigem habilidade específica e níveis de conhecimento do negócio mais elevados. Franquias desse tipo são altamente sofisticadas e exigem um capital inicial significativo.

Conclusão

O mercado de franchising continua a evoluir e inovar. Estas são apenas um punhado das tendências que estão surgindo na medida em que o setor amadurece e pode crescer ainda mais devido à novas iniciativas que venham a surgir nos próximos dias, semanas, meses e anos.

Fonte: smartcompany

Paste your AdWords Remarketing code here